Senadores democratas dos Estados Unidos acusaram o ex-presidente Donald Trump de “claro abuso de poder” ao impor uma tarifa de 50% sobre importações brasileiras. A medida, anunciada nesta quinta-feira (24), atinge diretamente produtos como café, aço e alimentos processados. Em carta enviada à Casa Branca, os 11 parlamentares afirmam que Trump estaria usando a economia americana para “favorecer um amigo”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O grupo de senadores destaca que o Brasil exporta mais de US$ 40 bilhões por ano para os EUA, sendo US$ 2 bilhões apenas em café, e alerta que as tarifas podem desencadear uma retaliação brasileira, afetando famílias e empresas americanas. O comércio bilateral, segundo o documento, sustenta cerca de 130 mil empregos nos Estados Unidos.
A carta também cita preocupações com a crescente aproximação do Brasil com a China. Segundo os senadores, uma guerra comercial forçada pelos EUA poderia empurrar o país ainda mais para a esfera de influência chinesa, enfraquecendo o papel estratégico dos americanos na América Latina. “Usar o peso da economia americana para interferir em favor de um aliado político é inaceitável e perigoso”, escreveram.
Enquanto isso, uma comissão de senadores brasileiros embarca nesta sexta-feira (25) para os EUA em busca de diálogo, mas, segundo relatos, Trump não autorizou que a Casa Branca converse com o governo brasileiro sobre o tema.