A ausência simultânea do governador Paulo Dantas (MDB) e do vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) em Alagoas tem chamado atenção em meio a um cenário político delicado. Dantas está em missão oficial em Londres, onde acompanha os estudantes selecionados pelo programa “Daqui pra o Mundo”, iniciativa de intercâmbio do governo estadual. Já Lessa assumiu interinamente o cargo nesta segunda-feira (4), mas viaja ainda hoje a Brasília. Ele participa da reunião do Consórcio Nordeste para tratar do impacto das sobretaxas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Na última semana, Paulo Dantas foi vaiado por professores e estudantes durante a inauguração do ginásio poliesportivo da Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, no bairro do Farol, em Maceió. Mesmo com tentativas de barrar a entrada de manifestantes, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) acessaram o local.
A manifestação ocorreu em meio à greve dos professores da rede estadual, que já dura mais de um mês, e foi agravada pela decisão do governo de cortar o ponto dos grevistas. A medida foi duramente criticada por sindicatos e movimentos sociais, que a classificam como autoritária e contrária ao diálogo. Com a ausência das duas principais lideranças do governo nesse momento gera questionamentos sobre prioridades e articulação política.
Enquanto isso, Ronaldo Lessa cumpre agenda nacional em Brasília, representando Alagoas na discussão dos efeitos econômicos do “tarifaço de Trump” sobre o Nordeste. Lessa retorna ao estado na próxima quarta-feira(6) a noite e continuar no cargo de maneira interina até pelo menos o final dessa semana, podendo se estender até o dia 15.