O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (5/8) que pretende telefonar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas não para tratar do aumento de tarifas sobre produtos brasileiros. Segundo ele, o objetivo da ligação será convidar o norte-americano para participar da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, marcada para novembro, em Belém–PA.
“Eu não vou ligar para o Trump para discutir tarifas porque ele não quer conversar. Mas vou ligar para convidá-lo para a COP, porque quero saber o que ele pensa sobre a questão climática”, declarou Lula durante a 5ª plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado Conselhão, realizada em Brasília.
Lula também mencionou que tentará contato com outros líderes mundiais, como Xi Jinping (China) e Narendra Modi (Índia), reforçando o esforço diplomático para a cúpula climática. Sobre Vladimir Putin (Rússia), disse que não fará ligação, pois o mandatário enfrenta restrições de viagem devido a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).
A fala do presidente ocorreu às vésperas da entrada em vigor do tarifaço imposto por Trump, que começa nesta quarta-feira (6/8). A medida estabelece uma taxação de 50% sobre diversos produtos brasileiros, o que dificulta severamente sua entrada no mercado norte-americano. Setores como café, carne e pescados serão os mais impactados.