O vice-presidente da CPMI do INSS, deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), confirmou nesta quinta-feira (4) que o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti já foram intimados a depor ao colegiado. Segundo o parlamentar, os depoimentos estão marcados para este mês: Antunes deve ser ouvido em 15 de setembro e Camisotti, no dia 18.
A comissão também aprovou requerimentos para que a Câmara dos Deputados e o Senado apresentem relatórios detalhados sobre as entradas do lobista nas dependências das duas Casas entre janeiro de 2019 e julho de 2025. O objetivo é identificar quantas vezes ele esteve no Congresso, quando e com quais parlamentares se reuniu.
Na última segunda-feira (1), o advogado Eli Cohen afirmou à CPMI que Antunes repassava ilegalmente dados de aposentados e pensionistas a entidades ligadas a Camisotti, Ambec, Cebap e Unsbras, que realizaram descontos não autorizados em benefícios previdenciários. Após o depoimento, a comissão aprovou pedido para que a Justiça decrete a prisão preventiva do lobista e do empresário.
Além das oitivas de Antunes e Camisotti, a CPMI deve ouvir na próxima segunda-feira (8) o ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi, atual presidente do PDT, e na quinta-feira (11) o ex-ministro do Trabalho e Previdência José Carlos Oliveira. Segundo o líder pedetista Mário Heringer (MG), Lupi não teme a convocação e pretende esclarecer todos os pontos necessários.