O deputado federal Mendonça Filho (União-PE) afirmou, nesta quinta-feira (4), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não possui base política sólida no Congresso Nacional. A declaração ocorre após o anúncio da saída da federação formada por União Brasil e Progressistas (PP) da base governista. Os partidos deram prazo de 30 dias para que seus ministros entreguem os cargos.
Segundo Mendonça Filho, desde o início do atual mandato, o Executivo tem enfrentado dificuldades para consolidar uma aliança estável. “O governo não tem base política de sustentação dentro do Parlamento. Desde o primeiro dia do governo Lula que ele tenta construir uma base”, afirmou o parlamentar.
O deputado também criticou a condução política do governo, alegando que Lula se afastou da promessa de unidade nacional feita na campanha presidencial. “Ele convergiu para um governo cada vez mais ideológico, radicalizado a partir das forças lideradas pelo seu próprio partido, o PT”, disse Mendonça.
Ao projetar o cenário eleitoral de 2026, o parlamentar destacou que vê o União Brasil mais próximo da oposição e mencionou a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), como um nome competitivo para disputar a Presidência da República.