O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (20) para Nova York, onde participará da 80ª Assembleia Geral da ONU. Durante quatro dias, além do discurso de abertura do encontro, ele terá reuniões bilaterais e encontros paralelos para tratar de democracia, meio ambiente, conflitos em curso e outros temas de interesse internacional.
A Assembleia Geral deste ano celebra os 80 anos de criação das Nações Unidas, instituída em 1945 com a assinatura da Carta de São Francisco. Hoje, a organização reúne 193 estados membros e dois observadores permanentes, Palestina e Santa Sé. Como tradição, o Brasil será o primeiro país a discursar na sessão de abertura, marcada para a terça-feira (23) , pela manhã.
A agenda do presidente deve ser intensa. Entre os compromissos já confirmados, Lula terá uma reunião bilateral com o secretário-geral da ONU, António Guterres, marcada para ocorrer pouco antes de sua fala no plenário. A expectativa é de que o líder brasileiro reforce pautas sobre sustentabilidade, defesa da democracia e cooperação internacional.