O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), ser contrário a qualquer proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos demais condenados pela trama golpista. Segundo interlocutores do governo, Lula deixou claro que sua posição é contra até mesmo a possibilidade de pautar o tema no Congresso.
Apesar da resistência do Planalto, tanto o governo quanto ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já sinalizaram ao Senado a possibilidade de uma “anistia light”, alternativa que busca atenuar as tensões políticas. A proposta, no entanto, encontra forte oposição dentro da base governista e ainda divide os parlamentares.
O encontro entre Lula e Hugo Motta também tratou do impasse na Câmara, onde a pauta segue travada diante da insistência da oposição em discutir a anistia. Essa paralisia compromete a votação de medidas provisórias importantes, como a do Setor Elétrico, que amplia a tarifa social e vence na próxima quarta-feira (17), além da MP 1303, que trata da tributação de investimentos e também acumula atrasos.