Janja Lula Silva primeira dama, inicia nesta quinta-feira (18), o cumprimento de agendas em Nova York, nos Estados Unidos, relacionadas ao meio ambiente e à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras pautas sociais. A esposa do presidente do Brasil, marcará presença no Balanço Ético Global “América do Norte”, amanhã (19), com lideranças e agentes da sociedade civil para debater ética e justiça relacionados à questão climática, dia (22).
Acompanha Lula na Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina. Ainda na segunda, se encontrará com as enviadas especiais Denise Dora e Jurema Werneck, sobre a pauta Direitos Humanos e Transição Justa e Igualdade Racial e Periferias, respectivamente, ainda à noite, participa de um jantar com enviados especiais da COP30.
Por fim, terça-feira (23), acompanha o presidente Lula na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU e na reunião sobre o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre. Depois, participa da abertura da Reunião de Alto Nível: Merenda Escolar Regenerativa para as Pessoas e o Planeta, promovido pela Fundação Rockefeller. No mesmo dia, acompanha Lula na reunião “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos” e na sessão especial em homenagem ao ex-Presidente do Uruguai Pepe Mujica.
Essa é parte da agenda da Primeira-dama, os deslocamentos de Janja e do presidente em agendas separadas representam um desafio extra para as equipes responsáveis pela organização das visitas. Nessas situações, é necessário seguir protocolos logísticos e de segurança específicos, especialmente quando a viagem da primeira-dama é antecipada, ela chegará antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que só deve desembarcar no domingo (21).