Martin De Luca, advogado ligado a Donald Trump, publicou no X comentários irônicos sobre o protesto contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia, realizado em São Paulo neste domingo (21). Em sua postagem, ele questiona se o evento “parece sério?”, levantando dúvida sobre o caráter do ato político, ao comparar sua atmosfera a de um festival ou espetáculo musical.
A crítica de De Luca ganha força junto a outras publicações, que apontam que o protesto teve presença de atrações musicais, inclusive com 14 cantores, o que levou alguns a classificarem o evento mais como show do que manifestação política. A mistura entre elementos culturais e políticos é tema de debate: para alguns, isso reforça a visibilidade; para outros, pode diluir a mensagem central.
Essa repercussão surge em momento de tensão sobre liberdade de expressão, polarização política e papel das redes sociais. Ao ironizar a manifestação, De Luca reforça sua postura crítica a decisões do STF e se coloca em confronto direto com vozes que defendem que protestos sirvam como pressão legítima sobre temas legislativos controversos.