O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), comemorou nesta segunda-feira (6) a conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia estão prevalecendo entre Brasil e EUA. Quando o respeito e a conversa franca guiam nossas relações, todos saem ganhando”, afirmou Motta em publicação no X (antigo Twitter).
Durante o diálogo, que durou cerca de 30 minutos, Lula pediu a Trump a “rediscussão” das sanções impostas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como a suspensão de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky. Também propôs uma nova conversa sobre o aumento de tarifas aplicadas a produtos brasileiros.
De acordo com o vice-presidente Geraldo Alckmin, a troca foi “boa, descontraída e produtiva”, superando as expectativas iniciais do governo. “Estamos otimistas de que avançaremos para um cenário de ganha-ganha, com investimentos recíprocos e solução para a questão tarifária”, declarou.
Em nota, o Itamaraty informou que Lula destacou a importância de restaurar as relações amistosas entre as duas maiores democracias do Ocidente e pediu a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos nacionais. O presidente Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para continuar as negociações com Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois líderes também manifestaram interesse em um encontro presencial, possivelmente durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, ou na COP30, em Belém (PA).



