O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (10) que vai insistir na taxação dos mais ricos no Brasil, mesmo após o Congresso barrar a proposta do governo. Em tom firme, Lula disse que “os ricaços vão pagar o imposto que merecem” e criticou parlamentares que votaram contra o projeto.
“Foi triste porque uma parte do Congresso Nacional votou contra a taxação que a gente queria fazer dos bilionários desse país. Daqueles que ganham muito e pagam pouco. E vocês não podem ficar quietos”, declarou o presidente.
Lula destacou que o novo modelo de Imposto de Renda beneficiará trabalhadores de baixa e média renda. “Quem ganha até R$ 5 mil não pagará mais imposto de renda neste país. Mas quem ganha mais, paga até 27,5%. Se o trabalhador pode pagar 27,5%, por que um ricaço não pode pagar 18%?”, questionou.
Segundo o presidente, o governo não pretende recuar: “Eles podem saber que é uma questão de dias: vão pagar o imposto que merecem, porque o povo trabalhador não vai deixar isso barato.”