As cantoras Anitta e Juliette se uniram, nesta terça-feira (14), em uma campanha nas redes sociais pedindo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique uma mulher para ocupar a vaga que será deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Tenho certeza de que existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso país, onde a maioria da população é mulher. Compartilho com toda esperança”, escreveu Anitta. Juliette apoiou o pedido e reforçou a importância da representatividade feminina e racial na mais alta Corte do país.
Em 134 anos de história, o STF já teve 172 ministros, mas apenas três mulheres e nenhuma delas negra. Caso Lula escolha novamente um homem, o tribunal voltará a ter dez ministros e apenas uma mulher, Cármen Lúcia, nomeada pelo próprio Lula em 2006.
Antes dela, o Supremo contou com Ellen Gracie, indicada por Fernando Henrique Cardoso em 2000 e aposentada em 2011, e Rosa Weber, nomeada por Dilma Rousseff em 2011 e aposentada em 2023.
Nos bastidores de Brasília, as primeiras conversas indicam que os nomes favoritos de Lula para a vaga de Barroso são, novamente, de homens.
A aposentadoria de Luís Roberto Barroso foi anunciada na última quinta-feira (9) e passa a valer a partir deste sábado (18).