A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Arcanum, para desarticular um esquema de tráfico de drogas que atuava em diversos estados e movimentou mais de R$ 22 milhões. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão e seis de busca e apreensão em Maceió (AL), Aracaju, Itaporanga D’Ajuda e Barra dos Coqueiros (SE), Montes Claros (MG) e Campo Grande (MS). A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SE).
De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso mantinha uma estrutura interestadual voltada à aquisição, transporte e distribuição de entorpecentes, além da lavagem de dinheiro. A investigação apontou que os recursos ilícitos eram movimentados por meio de empresas de fachada e pessoas interpostas, sendo convertidos em bens como veículos de luxo, fazendas, chácaras e casas em condomínios de alto padrão.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, valores e mídias eletrônicas, que devem auxiliar na comprovação do funcionamento e do fluxo financeiro do esquema. Os envolvidos poderão responder por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ainda não há confirmação sobre o número de pessoas presas em Maceió.
As investigações tiveram início há seis meses, após a apreensão de drogas, armas e um veículo em Nossa Senhora do Socorro (SE). A operação contou com o apoio do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc/SE), do Grupo de Operações Penitenciárias (GOPE), do BOPE/PMSE e de equipes da Polícia Federal em Alagoas, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.



