O deputado federal André Fernandes (PL-CE) causou polêmica nesta quarta-feira (29) ao pedir “um minuto de aplausos” para os mais de 100 mortos na megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV), realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O pedido foi feito durante sessão na Câmara dos Deputados, logo após o plenário prestar um minuto de silêncio pelos quatro policiais mortos na ação.
Em seu discurso, Fernandes elogiou a operação e afirmou que ela “só não foi perfeita” devido às mortes dos agentes de segurança. “Como já foi dado um minuto de silêncio aos quatro policiais militares e civis mortos no Rio de Janeiro, eu gostaria de pedir que essa Casa fizesse neste exato momento um minuto de aplausos para os mais de 100 bandidos assassinados no Rio. Então eu peço um minuto de aplausos para que esse número possa chegar a 200, 300, quantos forem necessários”, declarou o parlamentar.
A fala do deputado dividiu os colegas. Enquanto parlamentares de direita aplaudiram a operação, outros reagiram com protestos e críticas à postura de Fernandes, classificando o discurso como desrespeitoso e inaceitável.
Segundo o governo do Rio de Janeiro, a operação deixou ao menos 121 mortos, sendo quatro policiais, e 113 pessoas presas. A ação é considerada a mais letal da história do estado. Parte dos alvos da operação tinha ligação com o Comando Vermelho no Ceará. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública cearense informou que está monitorando a situação e reforçou o policiamento em pontos estratégicos, com base em informações da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS).



