O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entrou na campanha democrata neste sábado (1º), às vésperas das eleições estaduais consideradas decisivas no país, e fez duras críticas ao republicano Donald Trump. Durante discurso, ele classificou as políticas do atual presidente como “caóticas” e prejudiciais à economia das famílias americanas. Obama participou de eventos na Virgínia e em Nova Jersey, em apoio às candidatas democratas Abigail Spanberger e Mikie Sherrill. As votações são vistas como um importante termômetro político antes das eleições legislativas de 2026.
Aos 64 anos, o ex-presidente mencionou que muitos americanos, insatisfeitos com a inflação e o aumento dos custos de energia e moradia, estão dispostos a apoiar Trump, que prometeu resolver esses problemas. “Mas, nove meses após o início do segundo mandato do republicano, algo melhorou?”, questionou Obama diante do público em Norfolk, na Virgínia. A plateia respondeu em coro: “Não”.
Além disso, criticou congressistas republicanos que, segundo ele, “se recusam a contradizer o presidente, mesmo quando sabem que ele ultrapassa os limites”. O ex-presidente demonstrou ainda preocupação com a atuação da Suprema Corte dos Estados Unidos, que, em sua visão, “não demonstra disposição de conter os excessos da atual administração”.



