O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou, nessa segunda-feira (3), que ingressou com uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Em publicação no Instagram, o parlamentar acusou o governador de “crime de traição” e de atentar contra a soberania nacional.
Segundo Lindbergh, Castro teria enviado documentos e pedidos ao governo dos Estados Unidos para que o Comando Vermelho fosse classificado como organização terrorista, sem o aval do governo brasileiro. “O governador cruzou todas as linhas ao tomar essa atitude”, afirmou o petista, chamando a articulação de “ilegal”.
O deputado alertou ainda que a medida poderia “abrir caminho para sanções econômicas e até uma intervenção estrangeira em território nacional”. “Por isso, ingressei no STF com uma representação contra Cláudio Castro por crime de traição e atentado à soberania nacional”, escreveu.
Até o momento, o governo do Rio de Janeiro não se pronunciou sobre as acusações. O caso ocorre em meio à escalada de tensões entre o Palácio Guanabara e o governo federal após operações policiais de grande repercussão no estado.



