A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, instalada nesta terça-feira (4) no Senado Federal, aprovou requerimentos para ouvir ministros do governo Lula e 11 governadores, incluindo o de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). Também foi convocado o secretário de Segurança Pública do estado, delegado Flávio Saraiva, em razão dos indicadores de violência que colocam Alagoas entre os estados menos seguros do país, segundo o relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
A comissão, presidida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e tendo Hamilton Mourão (Republicanos-RS) como vice, vai investigar a atuação de facções criminosas e milícias em todo o território nacional. A iniciativa ganhou força após a megaoperação no Rio de Janeiro que resultou na morte de mais de 120 integrantes do Comando Vermelho.
Além de Alagoas, também foram convocados os governadores da Bahia, Pernambuco, Ceará, Amapá, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. As datas das oitivas ainda não foram divulgadas, mas a CPI pretende ouvir autoridades e especialistas para propor medidas efetivas de combate à criminalidade organizada no país.



