Entrou na pauta da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei nº 1439/2025, que concede o Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao médico Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, ex-ministro da Saúde no governo Jair Bolsonaro. A proposta, de autoria do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), foi discutida em primeira votação durante a sessão plenária.
Na justificativa, o parlamentar destacou a trajetória profissional e as contribuições de Queiroga à saúde pública brasileira, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Natural de João Pessoa (PB), o médico é formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem especialização em cardiologia intervencionista. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e ocupou cargos em órgãos como o Conselho Regional de Medicina da Paraíba e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Durante a pandemia, Queiroga assumiu o comando do Ministério da Saúde em março de 2021, período crítico da disseminação da variante Gama do coronavírus. Segundo a justificativa do projeto, sob sua gestão houve uma redução de 90% nos óbitos por Covid-19 em seis meses e o impulso à campanha de vacinação que imunizou mais de 80% da população brasileira, com a distribuição de mais de 600 milhões de doses.
O texto também ressalta ações estruturais no Sistema Único de Saúde (SUS), como a criação de 7 mil novos leitos de UTI e a inclusão de novos medicamentos na Farmácia Popular, além do encerramento antecipado da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em maio de 2022.
De acordo com Cabo Bebeto, o ex-ministro deixou um legado de fortalecimento do SUS e teve atenção especial com Alagoas, onde foi realizado o projeto-piloto do Conecte-SUS, ampliando a digitalização das unidades básicas de saúde para 90%. O projeto ainda será analisado em segunda votação antes de seguir para sanção governamental.



