Durante a defesa do tenente-coronel Sérgio Cavalieri no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (12), o advogado Igor Vasconcelos Laboissieri iniciou sua sustentação oral com uma citação do livro As Duas Torres, de J. R. R. Tolkien, segundo volume da trilogia O Senhor dos Anéis. A analogia, segundo ele, serviu para reforçar a importância de não se fazer julgamentos apressados.
Cavalieri é julgado junto a outros nove acusados de supostamente pressionar o Exército para apoiar um golpe de Estado e monitorar autoridades com o objetivo de “neutralizá-las”. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o oficial teria divulgado uma carta com teor golpista e atuado para enfraquecer militares que se opunham à tentativa de ruptura institucional.
Na fala, Laboissieri comparou o caso à jornada dos hobbits Merry e Pippin, que, em O Senhor dos Anéis, encontram Barbárvore, líder dos Ents, seres sábios que se assemelham a árvores. O advogado destacou o conselho do personagem, que alertava sobre o perigo de conclusões precipitadas.
A sustentação durou cerca de uma hora e buscou convencer os ministros da Primeira Turma de que Cavalieri não cometeu crime, defendendo que o militar apenas exerceu sua liberdade de expressão ao divulgar a carta. O julgamento segue no STF.



