O governo federal concedeu, nesta sexta-feira (14), a Ordem Nacional do Mérito Educativo a 262 personalidades que, segundo o Ministério da Educação, desempenharam papéis relevantes no desenvolvimento do ensino no país. A lista reúne nomes da política, da cultura, do Judiciário e até das redes sociais.
Entre os agraciados com o grau máximo da honraria, a Grã-Cruz, estão a primeira-dama Janja Lula da Silva, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e os parlamentares Hugo Motta e Davi Alcolumbre. Também receberam o título 15 ministros do governo, como Fernando Haddad, Simone Tebet, Ricardo Lewandowski, Alexandre Padilha, Marina Silva, Anielle Franco, Mauro Vieira, Ester Dweck e Rui Costa.
A relação inclui ainda Jorge Messias, advogado-geral da União e apontado como favorito de Lula para a futura vaga de Luís Roberto Barroso no STF, além do escritor Fernando Morais, biógrafo do presidente. Do Supremo Tribunal Federal, foram homenageados Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Edson Fachin. Entre os nomes populares, também aparecem o economista e ex-BBB Gil do Vigor e o influenciador digital Felipe Neto.


