A ex-deputada federal Joice Hasselmann afirmou nas redes sociais que o ex-presidente Jair Bolsonaro passa a cumprir “pena definitiva de 27 anos e três meses” por chefiar a trama golpista investigada pela Justiça. Segundo ela, além das condenações, há forte resistência no cenário político para que qualquer membro da família Bolsonaro integre uma chapa nas eleições de 2026. “Ninguém quer nenhum dos Bolsonaro na composição do ano que vem”, declarou.
A declaração ocorre após decisão do Supremo Tribunal Federal, que nesta terça-feira (25) determinou o encerramento do processo contra os réus do Núcleo 1 da tentativa de golpe. Com o trânsito em julgado reconhecido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, foram expedidos os mandados de prisão para cumprimento das penas.
O prazo para apresentação de novos recursos se encerrou na segunda-feira (24). No dia 14, por unanimidade, a Primeira Turma do STF já havia rejeitado os primeiros embargos apresentados por Bolsonaro e outros seis réus.
As penas definidas foram: Jair Bolsonaro, 27 anos e três meses; Walter Braga Netto, 26 anos; Almir Garnier, 24 anos; Anderson Torres, 24 anos; Augusto Heleno, 21 anos; Paulo Sérgio Nogueira, 19 anos; e Alexandre Ramagem, 16 anos, um mês e 15 dias.
Segundo Joice Hasselmann, o cenário jurídico e político sinaliza uma reconfiguração do tabuleiro eleitoral para 2026, com o isolamento do grupo bolsonarista dentro do campo conservador.



