A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) deflagrou, nesta segunda-feira (29), a Operação Guarda Infiel para desarticular um esquema criminoso de fraude e apropriação indevida de veículos apreendidos pela Justiça. A ação resultou na prisão do líder do grupo investigado e na recuperação de um automóvel que havia sido vendido de forma ilegal.
A operação foi conduzida pela Delegacia de Estelionatos, sob a coordenação do delegado titular Dalberth Pinheiro e da delegada adjunta Michelly Santos, com apoio do Núcleo de Planejamento Operacional, representado pelo delegado Bruno Tavares. As investigações apontaram que os suspeitos se aproveitavam da condição de depositários fiéis para praticar os crimes.
De acordo com a Polícia Civil, os investigados simulavam furtos de veículos que estavam sob sua responsabilidade judicial. Após forjar o desaparecimento dos automóveis, o grupo realizava a revenda dos bens, obtendo vantagem patrimonial ilícita e causando prejuízos às vítimas e ao próprio sistema de Justiça.
Durante o cumprimento das medidas judiciais, os policiais deram cumprimento a um mandado de prisão contra o apontado como líder do esquema, além de dois mandados de busca e apreensão. O veículo pertencente à vítima foi localizado e permanece sob custódia da PCAL. Uma motocicleta que teria sido utilizada nas ações criminosas também foi apreendida.
A Operação Guarda Infiel contou ainda com o apoio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e da Seção Aérea da Polícia Civil de Alagoas (Saer), vinculada ao Departamento Estadual de Aviação (DEA). As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.



