A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta quarta-feira (10) se posicionou pela absolvição do ex-mandatário de todos os crimes denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito da suposta trama golpista de 8 de Janeiro. “A defesa se dá por absolutamente satisfeita com voto altamente detalhado”, afirmou o advogado Celso Villardi.
Segundo Villardi, a decisão reforça a tese de que Bolsonaro não teve participação em qualquer tentativa de golpe de Estado. “Nós estamos dizendo, desde o início do processo, que o ex-presidente não tem envolvimento, não teve envolvimento”, declarou o advogado, após deixar a sessão do Supremo.
No mesmo julgamento, Fux votou pela condenação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, apenas pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito, descartando outras quatro acusações apresentadas pela PGR. Já o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, recebeu voto pela absolvição em todas as imputações.