A Feira dos Municípios Alagoanos 2026 promete transformar o evento no maior retrato da identidade cultural, turística e econômica do estado. Com mais de 80% dos municípios alagoanos confirmados, além de instituições parceiras e patrocinadores estratégicos, a Feira será um verdadeiro mosaico das potencialidades de Alagoas reunidas em um único espaço.
Cada município participante levará ao público o que tem de mais autêntico, apresentando suas riquezas culturais, atrativos turísticos, gastronomia típica, artesanato e manifestações populares. Os estandes foram pensados como vitrines da identidade local, permitindo que visitantes façam uma verdadeira viagem pelo estado sem sair do evento.
A gastronomia regional terá destaque especial, com produtos tradicionais e degustações que valorizam saberes e sabores transmitidos de geração em geração. O público poderá experimentar desde doces únicos como de jaca de dona Lela de Porto de Pedras, geleias e licores de fazendas, bolinhos de goma tradicionais de Maragogi, broas, queijos especiais como o Macureré de Jacaré dos Homens, cachaças artesanais envolvendo os municípios da Instância do Agreste , pimentas especiais, até pratos emblemáticos como pé de moleque, macassada, quebra-queixo, caldinhos típicos, como de Capela e Massunin da Barra de São Miguel, produtos à base de frutos do mar, como as ostras depuradas do Litoral Sul e também produtos de frutas especiais como Urucuri de Inhapi.
O artesanato alagoano, reconhecido pela riqueza de técnicas e materiais, também estará amplamente representado. Peças em madeira, ferro, fibra de bananeira, renda de bilro de São Sebastião, produtos quilombolas de União dos Palmares , Indígenas de Traipu e a tradicional pirogravura — arte milenar feita com fogo — mostram a força da economia criativa nos municípios. Além da exposição, muitos estandes oferecerão degustações e demonstrações ao vivo, aproximando o público do processo produtivo local.
Outro ponto alto da Feira serão as apresentações culturais autênticas, com grupos folclóricos de raiz, danças tradicionais, orquestras de frevo, bois culturais e manifestações populares que reforçam a identidade do povo alagoano. Municípios levarão ao palco expressões que representam sua história e tradição, como danças quilombolas e grupos musicais regionais.
Além dos municípios, a Feira contará com a presença de parceiros institucionais, órgãos de controle, entidades do sistema S, instituições financeiras e patrocinadores, fortalecendo o ambiente de integração, troca de experiências e apoio ao desenvolvimento municipal.
Realizada de forma integrada ao Congresso dos Municípios, a Feira reafirma o compromisso da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em valorizar o municipalismo, estimular o turismo interno, fomentar a economia local e dar visibilidade às potencialidades de cada cidade.
Mais do que um evento, a Feira dos Municípios 2026 será um encontro de identidades, sabores, culturas e histórias — uma celebração da diversidade que faz de Alagoas um estado único.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos, com patrocínio premium do Governo de Alagoas, Sistema Fecomércio Alagoas Sesc/ Senac , além do patrocínio do Sebrae Alagoas, Federação das Indústrias- Sesi/ Senai e Grupo Equatorial. A Feira também tem parceria institucional com a Abrasel, o Conisul, e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).



