Em uma solenidade marcada por emoção e reconhecimento, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) homenageou, nesta segunda-feira (20), a primeira-dama de Maceió, Marina Antunes Cândia Figueiredo, com o Título de Cidadã Honorária do Estado. A iniciativa partiu do deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil), que presidiu a concorrida sessão solene e destacou os relevantes serviços prestados por Marina ao povo alagoano, especialmente nas áreas da educação, saúde e empreendedorismo.
A cerimônia contou com presenças de destaque na política alagoana, como o prefeito da capital, João Henrique Caldas (JHC), o vice-governador Rodrigo Cunha, o deputado federal Fábio Costa (PP-AL), os deputados estaduais Francisco Tenório (PP), Antonio Albuquerque (Republicanos) e Rose Davino (PP), além do procurador federal João Pedro Pinheiro e do presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho (PL). Representantes da sociedade civil também prestigiaram o evento.
Durante seu discurso, o deputado Delegado Leonam enfatizou que o Título de Cidadão Honorário representa não apenas uma homenagem simbólica, mas também uma demonstração de gratidão e incentivo ao trabalho de quem contribui de forma significativa para o Estado. “No caso específico da primeira-dama da Capital, Marina Cândia, tivemos o reconhecimento pelo que fez na educação, com o apoio aos Gigantinhos; na saúde, com o incentivo ao programa ‘Saúde da Gente’; e com o apoio ao empreendedorismo feminino, entre outras grandes áreas que ela, muito sabiamente, conseguiu conquistar”, ressaltou o parlamentar.
Leonam ainda destacou que Marina Cândia, por suas ações, conquistou a admiração dos maceioenses e, por consequência, de todo o povo alagoano. “Esperamos que, através dessa data, possamos honrar o povo alagoano com mais este filho que poderá fazer ainda mais por nosso Estado”, concluiu o deputado.
Natural do Pantanal, nascida em Cuiabá (MT), Marina Cândia vive em Alagoas há seis anos. Administradora de formação e casada com o prefeito JHC, com quem tem dois filhos, ela expressou profunda emoção ao receber o título e agradeceu ao povo alagoano pela acolhida e ao Parlamento pela homenagem. “Essa é uma emoção que vai muito além do falar. Desde que cheguei, fui acolhida de uma forma única e já me senti alagoana. A receptividade do povo, desde quando me coloquei à disposição nas ruas, me deu esse sentimento de pertencimento. É uma grande honra saber que o plenário desta Casa votou de forma unânime essa proposta. Esse dia é mais um marco para a minha história”, afirmou.
O prefeito JHC destacou a atuação da esposa como referência entre as primeiras-damas do Estado e do país, afirmando que seu trabalho tem contribuído diretamente com o ciclo de transformações vivido por Maceió. “Marina é uma mulher focada em ajudar a coletividade. Sua capacidade de compreender e seu olhar abrangente a tornam uma líder. Desejo que ela continue imprimindo esse mesmo ritmo e siga olhando com carinho para nossa população, ajudando no que for possível”, afirmou o gestor municipal.
A entrega do Título de Cidadã Honorária à primeira-dama Marina Cândia simboliza não apenas o reconhecimento institucional, mas também o compromisso da Assembleia Legislativa, por meio da atuação do deputado Delegado Leonam, de valorizar aqueles que se dedicam verdadeiramente ao desenvolvimento de Alagoas e ao bem-estar do seu povo.