O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receba a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no próximo dia 29. O pedido inicial de Tarcísio para que o encontro ocorresse nesta terça-feira (16) foi negado pela Corte.
O governador paulista havia cancelado, nessa segunda-feira (15), uma viagem a Brasília destinada a articular a aprovação de uma eventual anistia a Bolsonaro. O Palácio dos Bandeirantes não detalhou os motivos do cancelamento da viagem.
Nos últimos dias, Tarcísio criticou duramente o ministro Moraes, referindo-se a ele como “tirano” e classificando os réus da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado como “presos políticos”. Durante um evento na Avenida Paulista, afirmou que a Justiça se restabelecerá e que os detidos serão libertados, em referência à condenação do ex-presidente.
Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e três meses de prisão, além de 124 dias-multa, por sua participação em uma trama golpista. Segundo o relator, ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente atuou como líder de uma organização criminosa com o objetivo de se perpetuar no poder. A maior parte da pena (24 anos e 9 meses) será cumprida em regime fechado, enquanto 2 anos e 6 meses serão em regime semiaberto.