A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu as injeções de tirzepatida das marcas Synedica e TG, que estavam sendo vendidas no Brasil sem registro e são conhecidas como “canetas emagrecedoras do Paraguai”.
Além disso, suspendeu todas as vendas de retatrutida no país, substância cujos testes clínicos ainda nem terminaram e não foi aprovada para uso em nenhum país do mundo. Logo, são vendidas também sem registro.
Segundo a medida, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, os produtos tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos no Brasil. Os itens não tiveram qualidade, eficácia e segurança de uso avaliadas pela autarquia e podem oferecer riscos graves à saúde.
De acordo com a resolução, houve “comprovação da publicidade e exposição à venda dos produtos sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, fabricados por empresa desconhecida, divulgados pelos perfis de Instagram @tirzepatida.oficial, @albertotirzepatida e @retatrutida1”.
No Brasil, a única formulação de tirzepatida aprovada para venda e uso pela Anvisa é o Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. Já a retatrutida ainda está em estudo e não foi submetida para aprovação.



