A condenação de Jair Bolsonaro por participação em tentativa de golpe de Estado encerrou o principal capítulo do processo no Supremo Tribunal Federal. A reporter Berenice Leite, no Direto de Brasília, trouxe a informação que, enquanto a defesa prepara recursos, parlamentares da oposição intensificam as articulações para aprovar uma anistia no Congresso Nacional, começando pela Câmara dos Deputados.
A proposta é conceder perdão amplo aos condenados pela trama golpista e pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Deputados avaliam que a resistência do presidente da Câmara, Hugo Motta, se devia ao fato de Bolsonaro ainda não ter sido condenado. Agora, veem espaço para avançar com a matéria.
O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), pretende levar a anistia para discussão na reunião de líderes marcada para terça-feira (16). A expectativa é votar a urgência e até o mérito do projeto já na quarta-feira (17), no plenário.
Aliados ainda apontam que os argumentos do ministro Luiz Fux, que votou pela absolvição de Bolsonaro, podem reforçar o movimento e aumentar as chances de a anistia entrar na pauta do Congresso.