Foi publicado nesta terça-feira (23) o Decreto nº 105.965, que abre crédito suplementar no valor de R$ 62.362.920,69 para a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), destinado ao reforço de dotações do orçamento vigente de 2025.
De acordo com os anexos do decreto, os recursos serão aplicados na manutenção das unidades prisionais de Alagoas. O crédito suplementar integra o orçamento estadual em execução e tem como objetivo garantir o funcionamento do sistema prisional.
A liberação ocorre em um ano marcado por episódios de tensão nas unidades do estado. Em setembro, cinco detentos fugiram da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, com suspeita de uso de uma corda improvisada, conhecida como “teresa”. Em outubro, outra fuga foi registrada na mesma unidade, além da morte de um reeducando identificado como Jurandir Tenório da Silva.
Alagoas conta com unidades como a Penitenciária Baldomero Cavalcanti, os presídios de Segurança Máxima (PENSM II e III), o Presídio Feminino Santa Luzia, o Presídio Cyridião Durval e o Presídio do Agreste. Segundo o censo prisional de 2023, o estado possui 4.667 pessoas privadas de liberdade, distribuídas entre unidades da capital e do interior, conforme dados da Seris.



