A manifestação realizada neste domingo (21), na Avenida Paulista, contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, reuniu cerca de 42,4 mil pessoas no auge do protesto, segundo estimativa da Universidade de São Paulo (USP). O número foi calculado pela equipe do Monitor do Debate Político do Cebrap, em parceria com a ONG More in Common, utilizando imagens aéreas e software de contagem automatizada.
O levantamento indica que, no momento de maior concentração, às 16h06, o público variava entre 37,3 mil e 47,5 mil pessoas, considerando a margem de erro. Os organizadores afirmaram que o ato representou um posicionamento democrático contra propostas que visam proteger autoridades públicas de investigações e retroceder em decisões judiciais relacionadas ao ataque às instituições.
Para efeito de comparação, a mesma equipe estimou em 42,2 mil o número de participantes no ato realizado em 7 de setembro por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que defendiam a anistia a condenados pelos atos golpistas de janeiro de 2023. Ambas as estimativas utilizaram a mesma metodologia técnica, garantindo equilíbrio na análise.



