O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta terça-feira (22) uma manifestação ao STF em resposta à intimação do ministro Alexandre de Moraes, que questiona o descumprimento de medidas cautelares , o que pode levar à sua prisão imediata. A defesa argumenta que não há clareza nas restrições impostas, especialmente quanto ao limite das manifestações públicas permitidas.
Os advogados sustentam que Bolsonaro pode discursar, desde que suas falas não sejam postadas nas redes sociais, mas afirmam que o ex-presidente não tem controle sobre publicações feitas por terceiros. Segundo a defesa, ele não poderia ser responsabilizado por falas repercutidas por veículos de comunicação ou apoiadores na internet.
Aliados de Bolsonaro acusam Moraes de agir com ambiguidade ao tentar restringir a comunicação do ex-presidente sem expressar isso claramente nas decisões. Para Moraes, o uso das redes por Bolsonaro configura tentativa de coação no processo em que é réu por tentativa de golpe, ao buscar apoio internacional e incitar sanções contra ministros do STF.