Na manhã desta quarta-feira (06) o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu uma entrevista coletiva na sede do ministério em Brasília para falar sobre o ‘tarifaço’ dos Estados Unidos sobre o Brasil, numa alíquota de 50% sobre os produtos de exportação. Haddad afirmou que ainda esta semana terá uma reunião com um dos secretários da Casa Brasil e reforçou a boa relação entre os países.
“Brasil e EUA tem 200 anos de relação, não tem porque ter esse impasse”, confirma o Ministro. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quarta-feira (30) um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. A medida, no entanto, prevê uma longa lista de exceções como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.
A lista de quase 700 produtos que não serão sobretaxados foi divulgada juntamente com o decreto oficial assinado por Trump e inclui suco de laranja, combustíveis, veículos, aeronaves civis e determinados tipos de metais e madeira.