A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou, na última quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 28/2025, que prevê multa para foliões que utilizarem fantasias de Jesus Cristo ou de freiras em caráter sensual, pejorativo ou desrespeitoso durante o Carnaval e outras festas populares da capital baiana. A proposta é de autoria do vereador Cézar Leite (PL).
Segundo o parlamentar, a medida busca combater a chamada “cristofobia” em Salvador. Ele defendeu que a utilização de símbolos cristãos de forma considerada ofensiva fere a fé de milhares de pessoas. “Agora, vai se pagar multa, se botar roupa de Cristo, se colocar roupa de freira para ficar sambando no Carnaval”, declarou.
O texto também estabelece que artistas que adotarem esse tipo de fantasia ou encenação não poderão ser contratados para eventos promovidos pela Prefeitura. Além do Carnaval, a restrição valerá em festas tradicionais como a Lavagem do Bonfim.
O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Bruno Reis (União), que terá a palavra final sobre a aplicação da medida. A decisão pode gerar debate entre liberdade de expressão cultural e o respeito a símbolos religiosos.


