A Câmara Municipal de Maceió reforça a participação da sociedade nos debates sobre os rumos da cidade com a aprovação de requerimentos para a realização de audiências públicas. Serão discutidos seis temas, incluindo esporte na periferia, políticas sociais, igualdade racial, envelhecimento, enfrentamento do câncer e diagnóstico da hanseníase. As datas serão definidas pelos parlamentares em conjunto com a Mesa Diretora.
O vereador Brivaldo Marques propôs discutir o esporte na periferia, destacando a importância das escolinhas de futebol e projetos sociais para crianças e adolescentes. O público-alvo será composto por professores, treinadores e instrutores, que poderão apresentar demandas e sugestões para fortalecer o setor, com foco na dimensão educativa e social das atividades esportivas.
O vereador Leonardo Dias propôs debate sobre políticas sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente a população em situação de rua. O objetivo é discutir a criação de centros de acolhimento temporário equipados para cuidados pós-alta hospitalar, evitando a permanência prolongada de pacientes nos hospitais e promovendo suporte adequado à reintegração social.
A vereadora Teca Nelma sugeriu quatro audiências, abordando igualdade racial, envelhecimento com dignidade e saúde. Os debates incluirão a adesão de Maceió ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), estratégias para reduzir barreiras de acesso a serviços para idosos e discussões sobre prevenção e tratamento do câncer de cabeça e pescoço e diagnóstico precoce da hanseníase.