A Câmara Municipal de Maceió prestou homenagem póstuma ao professor José Moacir Teófilo, durante sessão desta terça-feira (02). O educador, que faleceu no último domingo (31), aos 97 anos, foi lembrado por sua trajetória dedicada à educação e ao serviço público em Alagoas. O momento contou com a leitura de uma moção de pesar apresentada pelo presidente da Casa, vereador Chico Filho, e de uma nota de pesar registrada pelo vereador Zé Márcio Filho.
Na moção, Chico Filho destacou a importância de José Moacir para a educação no estado, ressaltando sua atuação como fundador do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, e sua contribuição na criação da Faculdade de Filosofia da cidade, hoje Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). O presidente da Câmara também lembrou as passagens do professor como secretário estadual de Educação e sua relevância em diferentes áreas da vida pública.
Já na nota de pesar, Zé Márcio Filho enfatizou o pioneirismo do educador, cuja história se confunde com o desenvolvimento de Arapiraca. Além do legado na área educacional, o vereador destacou o papel de José Moacir como sócio-fundador de importantes instituições da cidade, como a Companhia Telefônica de Arapiraca e a Rádio Novo Nordeste AM, além de sua atuação no esporte como presidente do ASA na década de 1980.
O professor Moacir Teófilo recebeu ao longo da vida diversas homenagens, incluindo o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido pela Câmara dos Deputados, e os títulos de Cidadão Honorário de Arapiraca e Maceió. Seu sepultamento ocorreu no dia 1º de setembro, no Sítio Brejo, município de Coité do Nóia.