A Câmara de Vereadores de Maceió recebeu, nesta quarta-feira (29), o ofício referente à análise das contas de governo de 2020 da gestão do então prefeito Rui Palmeira, atualmente vereador da capital, pelo PSD. O documento foi protocolado durante o prolongamento da ordem do dia da sessão legislativa.
De acordo com o ofício encaminhado pela Controladoria Geral do Município, a solicitação segue os princípios da Constituição Federal, que determina que a fiscalização das contas municipais seja exercida pelo Poder Legislativo, com o apoio dos tribunais de contas competentes. O texto destaca que cabe à Câmara apreciar o parecer técnico referente ao exercício financeiro de 2020.
A Controladoria pede que o Legislativo adote as providências necessárias para análise formal das contas, anexando as peças técnicas do exercício em questão. A tramitação seguirá conforme previsto na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Casa, especificamente o artigo 232.
Durante o período analisado, Rui Palmeira encerrava seu mandato à frente da Prefeitura de Maceió. À época, pesquisas de avaliação indicavam 44% de aprovação, 48% de desaprovação e 8% de eleitores que não souberam avaliar sua administração.



