Uma fiscalização da Chefia de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) resultou na apreensão de uma carga de medicamentos para emagrecimento que circulava sem qualquer documentação fiscal. A ação ocorreu em uma transportadora de Arapiraca, no Agreste do estado.
Durante a vistoria, os auditores identificaram produtos de uso controlado que exigem comprovação de origem e autorização sanitária para comercialização. Entre os itens apreendidos estavam 120 ampolas de tirzepatida e 30 caixas de Lipoless 15, substâncias utilizadas para controle de diabetes e perda de peso. Metade das caixas possuía quatro seringas e a outra metade, quatro ampolas.
A Anvisa proibiu a importação, fabricação, venda e uso de produtos como o Lipoless e outras “canetas emagrecedoras” justamente por se tratarem de itens sem registro no país e sem avaliação de segurança ou eficácia.
O material foi encaminhado ao depósito da Sefaz, em Maceió, para análise dos órgãos competentes, que irão verificar a origem e a provável destinação comercial da carga. A fiscalização integra as ações de combate à informalidade e de garantia de concorrência leal no mercado.



