Na manhã desta sexta-feira, o superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Alagoas, Cauê Castro, foi homenageado pela Colônia de Pescadores Z-04, em Maceió, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido à frente da Superintendência. A cerimônia ocorreu nas instalações da colônia e reuniu pescadores, lideranças locais e representantes de entidades de classe.
O presidente da Colônia Z-04, Mauro Pedro, destacou durante seu pronunciamento a atuação de Cauê no auxílio direto à categoria, citando ações de atendimento e de interlocução com órgãos federais nos episódios de assistência aos pescadores, inclusive em casos ligados às consequências do desastre envolvendo a Braskem. Mauro agradeceu publicamente e ressaltou a importância da interlocução da Superintendência com as demandas locais.
A presidente da Federação das Colônias de Pescadores de Alagoas (FEPEAL), Maria Santos, também presente, afirmou que “Cauê abraçou a causa” e ressaltou o empenho diário do superintendente em buscar melhorias para a categoria. Segundo ela, a homenagem simboliza o reconhecimento dos trabalhadores do mar pelo suporte técnico e pela celeridade na interlocução para obtenção de auxílios e políticas públicas voltadas à pesca artesanal.
Em seu discurso, Cauê Castro reforçou o compromisso com os pescadores e com a recuperação das cadeias produtivas ligadas à pesca e à aquicultura. Em ocasiões anteriores, ao falar sobre projetos e ações no estado, Cauê afirmou que as iniciativas “representam o novo momento da pesca e da aquicultura no Brasil, em que o governo trabalha para garantir dignidade, oportunidades e autonomia para o trabalhador e a trabalhadora rural” e comemorou repasses e programas que beneficiaram Alagoas. Essas declarações mostram a linha de atuação que ele reiterou na cerimônia de hoje.
A cerimônia terminou com entrega de placa de homenagem ao superintendente e um momento de confraternização entre os pescadores e a equipe da Superintendência. Lideranças locais destacaram a expectativa de continuidade das ações de capacitação, assistência técnica e apoio em processos de reparação aos afetados por danos ambientais.


