O Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura em Alagoas, Cauê Castro, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (02), com um grupo de marisqueiras no Conjunto Sorriso I, localizado no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas da comunidade, que tem no beneficiamento do sururu sua principal fonte de sustento, e encaminhar soluções para os desafios enfrentados.
Durante a visita, Castro conheceu de perto o trabalho e a realidade das mulheres que formam a espinha dorsal de uma das mais tradicionais cadeias produtivas e culturais de Alagoas. As marisqueiras, que agora se organizaram em uma associação para fortalecer sua atuação, apresentaram as dificuldades diárias, que vão desde a infraestrutura para o trabalho até o acesso a políticas públicas.
“O trabalho de vocês é um patrimônio vivo do nosso estado. São as mãos das marisqueiras que levam à mesa um dos sabores mais autênticos da nossa cultura e que garantem o sustento de centenas de famílias”, afirmou o superintendente. “Não podemos falar de desenvolvimento da pesca em Alagoas sem olhar com atenção e cuidado para as condições de vida e de trabalho de quem move essa engrenagem.”
Em resposta imediata às necessidades apresentadas para a estruturação da nova associação, Cauê Castro garantiu a doação de computadores e material de escritório. “É um primeiro passo, um apoio emergencial para que a associação já comece a se organizar, a documentar suas demandas e a buscar novos projetos. Um passo para dar mais autonomia e força à luta de vocês”, declarou.
O superintendente se comprometeu a ser um porta-voz das reivindicações da comunidade, afirmando que levará as demandas aos órgãos competentes para buscar soluções concretas e duradouras. “Saio daqui com o dever de articular, junto a outras esferas de governo e parceiros, as melhorias que vocês tanto precisam. A nossa missão no Ministério da Pesca e Aquicultura é estar ao lado de quem produz, e vocês são produtoras essenciais para Alagoas”, finalizou Castro.