A articulação pela aprovação da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro ultrapassou a marca de 350 votos na Câmara dos Deputados. O número foi atingido após a adesão do governador de Goiás, Ronaldo Caiada (União Brasil), à frente que une União Brasil e Progressistas, que agora apoia integralmente à medida junto à sigla.
A manobra do bloco, com peso nas bancadas do Centro-Oeste e do Nordeste, deu novo fôlego às negociações conduzidas por líderes partidários e parlamentares próximos a Bolsonaro. Conforme o calculado pelos articulares políticos, a somo garantiria margem superior à maioria absoluta exigida para aprovação do projeto.
Nos bastidores, deputados tem dito que o movimento de Caiado vai fortalecer o discurso de governadores em favor de uma solução que ampliasse e pacificasse o ambiente político, após judiciais e institucionais do Supremo.
Com a adesão dos Progressistas e da União Brasil, a tendência é de que outras siglas do chamado “centrão ampliado” sigam o mesmo caminho. Já se fala em debanda de outras legendas, conforme apurou o Conexão Política.