O ex-ministro do Turismo e da Cultura, Gilson Machado, publicou um vídeo nas redes sociais questionando a veracidade do anúncio feito pelo presidente Lula sobre a retirada de taxações pelos Estados Unidos. No vídeo, Gilson pergunta se os EUA realmente suspenderam tarifas especificamente para o Brasil.
Segundo ele, o governo norte-americano apenas retirou os 10% de cobrança para todos os países que haviam sido taxados anteriormente e não por mérito do governo brasileiro. Gilson afirma ainda que, por “incompetência” da atual gestão, o Brasil continua pagando uma tarifa de aproximadamente 40%.
O ex-ministro também compara a situação brasileira com a da Argentina, dizendo que o país vizinho, além de não pagar qualquer tarifa, ainda recebeu US$ 20 bilhões do governo americano. “Acha que estou mentindo? Dá um Google e se informa”, provoca.
Gilson encerra afirmando que não torce contra o Brasil, destacando que também produz commodities. Ele diz torcer pela volta de um “governo sério”, que recupere a confiança dos investidores e a autoestima da população.


