Deputados democratas dos Estados Unidos acusaram o presidente Donald Trump de adotar tarifas ilegais contra o Brasil para beneficiar Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado. Em carta divulgada nesta quinta-feira (11), os parlamentares afirmam que a medida serviu como interferência direta nas instituições democráticas brasileiras e cobram a suspensão imediata das taxas.
O documento foi assinado por Gregory Meeks, integrante do Comitê de Relações Exteriores, Joaquin Castro, membro do Subcomitê do Hemisfério Ocidental, e Sydney Kamlager-Dove, copresidente da Bancada Brasileira. Para eles, a tarifa de 50% sobre exportações brasileiras não só impactou famílias americanas, como também fortaleceu a aproximação econômica entre Brasil e China, em detrimento dos EUA.
Na mensagem, os democratas classificaram a ação de Trump como um esforço para “defender seu colega golpista”. Segundo o grupo, a postura do republicano abalou a parceria histórica entre os dois países e trouxe prejuízos à economia americana. O texto termina com um apelo: que Trump encerre as tarifas ilegais e deixe de minar a democracia brasileira para que a relação bilateral possa ser reconstruída.