O deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para que investigue a destinação de recursos públicos na compra de televisores de alto padrão em presídios federais de segurança máxima.
Zacarias questiona a legalidade, a necessidade e a razoabilidade do gasto com 40 smart TVs de 50 polegadas, com resolução 4K e acesso a plataformas digitais, orçadas em cerca de R$ 85,4 mil, conforme reportagem anterior que revelou a aquisição dos equipamentos. O parlamentar quer que o MPF apure também a proporcionalidade desse tipo de investimento diante das deficiências estruturais do sistema prisional brasileiro.
Os aparelhos seriam distribuídos entre cinco penitenciárias federais ; em Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR) e integrariam o programa “ReintegraCINE”, que pretende exibir conteúdos audiovisuais para os detentos. Alega-se, no entanto, que o uso das TVs e sua adequação à preservação da segurança ainda precisam ser melhor explicados.



