O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ironizou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de incluir postagens e entrevistas suas no inquérito que o investiga por possível obstrução de Justiça e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Moraes justificou a medida afirmando que, após a aplicação de sanções ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo intensificou os ataques ao STF.
Em uma das publicações mencionadas, Eduardo compartilha uma imagem de Moraes com orelhas de Mickey Mouse, ironizando as sanções dos Estados Unidos, que suspenderam os vistos do ministro. “Talvez o Moraes não saiba se o Filipe Martins foi ou não aos EUA, mas agora todo mundo sabe que o Moraes não vai”, escreveu o parlamentar, que também afirmou nas redes: “Cuidado, memes m4tam…”.
Segundo Moraes, as postagens anexadas ao processo configuram condutas ilícitas. O ministro afirma que o comportamento de Eduardo nas redes sociais após as medidas contra o pai demonstra tentativa de interferir nas investigações e reforça sua atuação em ataques às instituições democráticas.