O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama Melania participaram nesta quarta-feira (17) de um banquete oferecido pelo rei Charles III e pela rainha Camilla no Castelo de Windsor, marcando o encerramento do primeiro dia da visita de Estado ao Reino Unido.
Durante o discurso, Charles destacou a importância da parceria entre os dois países e relembrou episódios históricos que moldaram essa relação. O monarca ressaltou o papel conjunto de britânicos e americanos em guerras e na inovação científica, além de afirmar que a aliança permanece essencial diante da atual ameaça à segurança europeia.
“Enquanto a tirania ameaça novamente a Europa, nós e nossos aliados nos unimos em apoio à Ucrânia para dissuadir agressões e garantir a paz”, declarou o rei. Ele também elogiou o “compromisso pessoal” de Trump em buscar soluções para conflitos globais e defendeu que a amizade entre as nações, forjada em momentos de crise, continua sendo um pilar da estabilidade internacional.
Charles ainda destacou os 250 anos da Declaração de Independência dos Estados Unidos, a serem completados em 2026, e refletiu sobre como George Washington e o rei George III jamais poderiam imaginar a forte amizade hoje existente entre Londres e Washington.