O ex-diretor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alexandre Guimarães afirmou nesta segunda-feira (27), em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que conheceu o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, em um bar. Guimarães disse que foi ao local a convite de um amigo em comum, cujo nome preferiu não revelar.
Segundo o depoente, o encontro teve como tema principal um projeto de exportação de frutas para a China, que buscava financiamento. “O Antônio estava com um projeto de importação de frutas para a China e eles queriam financiar esse transporte. Então, me chamaram para tentarmos estruturar um ativo financeiro que coubesse ali. Mas isso não foi adiante”, declarou.
Guimarães destacou que o encontro ocorreu de forma casual e sem vínculo com suas funções no INSS. “Fui lá, inicialmente, para tomar uma cerveja com meus amigos, e lá encontrei o Antônio. A conversa acabou indo para esse lado”, afirmou.
Durante o depoimento, o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), questionou se Guimarães havia sido apresentado como diretor do INSS. O ex-diretor negou e disse ter sido identificado apenas como “operador de mercado” e “analista financeiro”.



