O governo do presidente Lula (PT) prepara, para a próxima semana, um primeiro contato com a Casa Branca após o aceno do presidente americano Donald Trump durante a Assembleia Geral da ONU, nesta semana, em Nova York, apurou a CNN.
Ainda que a diplomacia brasileira considere o Departamento de Estado dos EUA, comandado por Marco Rubio, o principal ator americano contrário ao Brasil, será por meio dele que o governo fará o primeiro contato formal. A ideia é enviar uma nota diplomática sugerindo uma conversa entre os dois presidentes, por telefone ou vídeo conferência.
Neste cenário, caso não exista obstáculos, é provável que ambos conversem apenas em outubro. No entanto, o primeiro contato (e a própria conversa) pode ser adiado ou suspenso caso novas sanções contra autoridades brasileiras sejam anunciadas pelos EUA. A avaliação dentro do governo é de que, atualmente, essa possibilidade é menor, mas ainda real. Diplomatas lembram que, na véspera do gesto de Trump a Lula, houve o anúncio de sanções contra a esposa de Alexandre de Moraes e contra o advogado-geral da União, Jorge Messias.