O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone neste sábado (9). O diálogo durou 40 minutos. De acordo com nota emitida pelo Palácio do Planalto, os conflitos entre russos e ucranianos e a cooperação dos membros que integram o bloco econômico Brics foram os principais temas.
“O presidente Putin compartilhou informações a respeito de suas discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. Ele agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema. Enfatizei que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e que seguimos à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, disse o comunicado do Planalto.
Os dois presidentes estiveram juntos no último mês de maio, em Moscou. A guerra Rússia-Ucrânia também foi discutida. O governo brasileiro defende que a ONU apoie a tentativa de outros países para assumir a negociação de paz e fim do conflito, iniciado em fevereiro de 2022.