Um homem foi detido na tarde deste domingo (31), no bairro da Pajuçara, em Maceió, após supostamente desacatar e tentar agredir policiais do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp). A abordagem ocorreu nas proximidades da Igreja Imaculada Conceição e foi acompanhada por fiéis e freiras, que denunciaram o uso excessivo de violência por parte dos militares.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito tentou fugir ao perceber a chegada da guarnição, colocando a mão na cintura, atitude que foi considerada suspeita. Segundo o boletim, durante a abordagem, ele teria se recusado a acatar as ordens, proferindo ofensas e chegou a agarrar o colete de um dos policiais, até ser algemado e levado à UPA para avaliação médica antes de ser encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi autuado por desacato, resistência e desobediência.
No entanto, segundo a versão contada por moradores e frequentadores da igreja, o homem é conhecido na região como trabalhador que ajuda a olhar os veículos na área. “Ele é do bem, é quem olha os carros da gente aqui, é conhecido”, disse uma fiel. “Isso é excesso de poder, deram tapa na cara dele.”, completou outra.
Até o momento, a Polícia Militar não se manifestou sobre as denúncias de truculência na ação.