O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo apreendeu, na zona leste da capital, um veículo modelo JAC J3 com R$ 303,2 mil em multas e débitos — valor quase 20 vezes superior ao preço de mercado, estimado em R$ 16,1 mil. A ação foi realizada em operação conjunta com a Polícia Militar. O motorista estava com a CNH vencida desde 2022, não era proprietário do carro e circulava sem licenciamento.
O veículo foi removido ao pátio do Detran, e o condutor foi autuado. Entre as infrações mais recorrentes estão uso indevido da faixa de ônibus e excesso de velocidade. O JAC J3 integrava a lista de veículos infratores contumazes, elaborada pelo Detran a partir de cruzamento de dados via inteligência artificial.
A iniciativa busca reforçar a fiscalização e retirar das ruas veículos com alto índice de infrações. O mapeamento estratégico permite ao Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN) realizar abordagens nos momentos mais oportunos. A PM é acionada sempre que há incidência maior de circulação desses carros.